Sobre as certificações:
IATF 16949: 2016
A IATF 16949:2016 substitui e cancela a ISO/TS16949:2009 e é obrigatória para todas as empresas que atendem ao mercado automotivo a partir de setembro de 2018.
Esta visa o desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Qualidade que proporcione melhoria contínua, enfatizando a prevenção de defeitos e a redução da variação e desperdício na cadeia de fornecimento automotivo, através da análise dos riscos em cada processo.
Nesta revisão vários requisitos específicos de cada montadora foram inseridos como requisito da norma e todas as empresas devem atender, mesmo que não forneçam diretamente para uma determinada montadora. Isto fez com que ocorra uma padronização maior nos Sistemas de Gestão da Qualidade da empresas que atendem o mercado automotivo.
A IATF 16949: 2016 é a última versão desta norma.
ISO 9001
A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização não governamental fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. Fornece requisitos para o sistema de gestão de qualidade, sendo aplicável a qualquer produto ou serviço, independentemente do tamanho da organização, tendo como propósito oferecer vantagem competitiva através da qualidade.
A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Nesta família está a ISO 9000 que define Conceitos e terminologias, a ISO 9001 que estabelece os requisitos para fins de certificação, e a ISO 9004 que define as diretrizes para melhoria de desempenho e eficácia. Não existe certificação para as normas ISO 9000 e ISO 9004, somente para a ISO 9001.
A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001. A ISO 9001:2015 é a última versão da ISO 9001.
Segundo o INMETRO o objetivo da ISO 9001 é prover confiança ao cliente de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com as suas especificações.
As certificações na Sansuy
A Sansuy, visando à melhoria contínua de seus produtos, implementou projetos de terceirização, produtividade e qualidade, parcerias com fornecedores, clientes e funcionários. Como resultado de todo esse trabalho e reconhecimento de seu sistema de qualidade, em 1996, a Sansuy foi certificada pelo BVQI, com a ISO 9002 – nas unidades industriais de Embu e Camaçari.
Em 1998, a Sansuy certificou sua área de confecção com a ISO 9002, tornando-se a primeira empresa brasileira a ter uma certificação ISO 9002 no setor de confecções.
Em 01 de setembro de 1999, a Sansuy foi também certificada pelo BVQI, em conformidade com o Manual QS 9000 – Edição 1998, estando, desde então, qualificada a fornecer para as empresas montadoras signatárias do Sistema (Ford, Chrysler e GM).
Em novembro de 2003, a unidade Embu/SP passou por nova auditoria de “up grade” do seu sistema de gestão da qualidade nas normas ISOTS 16949:2002 para a linha de produtos automotivos, agora abrangendo todas as montadoras.
Também realizou o “up grade” para a ISO 9001:2000 para as demais linhas de produtos. No mesmo período a unidade Camaçari/BA teve seu sistema da qualidade certificado pelo BVQI na norma ISO 9001:2000.
Em 2009, as unidades de Embu e Camaçari, tiveram o “up grade” do seu sistema da qualidade na norma ISO 9001:2008, e a unidade de Embu teve o “up grade” nas normas ISOTS 16949:2009.
Hoje as unidades fabris Sansuy estão certificadas na ISO9001:2015 para linha de produtos não automotivos e na IATF 16949:2016 nas linhas de produtos automotivos.
Vale destacar que a Sansuy, como fornecedora de revestimento automotivo, é uma das poucas empresas brasileiras com a certificação IATF 16949:2016.
Política da qualidade:
Desenvolver atividades, produtos e serviços que atendem à necessidade e expectativa dos clientes, cumprindo seus requisitos e normas legais. Promover a melhora contínua do processos, produtos, serviços e do sistema de gestão da qualidade.
Objetivos:
Atender aos prazos de entregas;
Desenvolver e treinar os colaboradores;
Reduzir o desperdício;
Reduzir as reclamações de clientes;
Reduzir os custos de má qualidade;
Aumentar a satisfação dos clientes;
Aumentar as ações de melhoria.